Esse final de semana eu tive minha primeira experiência com ensaios de retratos! Apesar da experiência com fotos de campeonatos de Crossfit, e até considerando os ensaios que eu já fiz com alguns atletas, como a Roberta e o Jadson, foi muito diferente.

Foi uma experiência que me fez sair totalmente da minha zona de conforto em termos de poses e cliques. No Crossfit, por ser praticamente do esporte, eu já sei quais fotos pedir, mas num ensaio em um ambiente fechado, quais poses pedir? Como direcionar o modelo? Como fazer isso com um modelo homem e uma modelo mulher?

Eram muitas dúvidas e inseguranças. Vi isso como um grande desafio e me preparei de uma forma que me permitiu ter um resultado além do que eu esperava. Leia o post até o final que eu vou contar como foi tudo!

Equipamentos usados para o ensaio fotográfico e local

Não foi nada de outro mundo! Primeiro eu aluguei uma sala bem iluminada. Eu não usei nada para luz. Não usei flash, nem led, nem light ring, nem difusores. NADA! A única luz usada durante os ensaios foi da iluminação criada pelo dia e a luz que as janelas deixaram passar para o ambiente.

Local

Gastei 25 reais pra cada hora de ensaio. Por não ser estúdio específico de fotografia, o valor ficou bem mais abaixo. Como o custo foi muito baixo, é possível cobrar um valor por ensaio mais abaixo do valor médio do mercado ou, ganhar mais em cima por diminuir o custo. Nesses ensaios, como eu precisava de portfólio, não cobrei nada dos modelos. E os modelos que eu chamei todos são amigos ou pessoas muito próximas. Para quem está em SP e quiser conhecer o local, é a Casa na Árvore na região da Vila Mariana.

Câmera

A câmera foi uma Canon T3. Tenho essa câmera há 4 anos. Na época eu gastei 800 reais em São Paulo.   É uma câmera de entrada. Não tem wifi, não tem milhares de focos, não tem ISO sensacional, não é full frame… mas me atende perfeitamente!

Lentes

Usei 3 lentes, mas no final fiquei mais com a 24-70 porque pro espaço que era pequeno, ela atendeu melhor.

  • Lente Canon Ef-s 18-55mm F/3.5-5.6 IS STM (kit da câmera)
  • Lente Canon EF 50mm f/1.8 II
  • Lente Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM

A lente do kit veio embutida no preço da câmera, nos 800 reais que eu gastei. A 50mm eu comprei tem mais ou menos uns dois anos. Na época, custou US$130. Um amigo trouxe dos Estados Unidos pra mim então foi bem barata na época. A 24-70 eu peguei emprestada com um amigo, mas estou planejando adquirir uma pra mim da Sigma que é mais barata que uma Canon.

Preparação dos modelos

É muito importante preparar os modelos para os ensaios. Principalmente pessoas comuns como a gente. Quando você pega alguém que tem mais costume de fazer fotos, é mais fácil, mas na maioria das vezes possivelmente você vai fazer fotos com pessoas que nunca se imaginaram fazendo um ensaio de retratos.

Então, antes do dia do ensaio, eu faço duas coisas que ajudam muito!

A primeira, é pedir pra pessoa fazer poses na frente do espelho. Peça para ela testar algumas poses que dessa forma ela vai saber também como fica melhor para as fotos e vai identificar o seu melhor ângulo também. Isso ajuda a pessoa a se soltar um pouco na hora.

A segunda coisa é mostrar referências. Eu ainda não tenho fotos próprias para isso, então eu criei álbuns nos Pinterest com referências para cada tipo de ensaio que eu ia fazer. Na hora de você fazer as fotos com o modelo, ele já vai ter umas ideias e assim o ensaio flui muito mais.

Eu fiz 5 ensaios então eu criei um board para cada estilo (dois foram femininos):

Minha preparação para o grande dia

Eu venho estudando fotografia como nunca, então isso me deixou confortável com a situação. Além de que, as pessoas que estavam comigo eram pessoas queridas então, apesar do nervosismo, consegui lidar bem com tudo.

Cheguei antes do primeiro horário para preparar a sala. Levei o termo de uso de imagem impresso pra eles assinarem e levei também um agradinho pra cada um. Não levei acessórios nem nada, mas da próxima vez vou deixar um espelho na sala, pois fez falta. E foi só.

O que fez a maior diferença nisso tudo é que eu estudei vários vídeos no Youtube de como direcionar modelos em um ensaio de retrato e além disso, os boards que eu criei no Pinterest me permitiram ter referências para fazer as fotos também.

Conclusão

Acho que no final é esse tipo de estudo que vai fazer a diferença. Você se prepara de verdade e com isso terá bons resultados. Com o tempo terá também a prática e a experiência, e de certa forma você vai se aperfeiçoar.

Em relação a material e equipamento, acredito que você precisa se virar com o que tem e depois fazer upgrade para coisas maiores ou mais caras de acordo com a sua necessidade. Hoje a minha necessidade é ter uma lente 24-70 e estou em busca dessa aquisição. Mas foi algo que eu identifiquei com mais de um ano fazendo fotos.

Num próximo post vou contar como foi cada um dos ensaios desse dia. Como eu fiz pra fazer 5 ensaios em um único dia, em menos de 6 horas. Você usar um espaço fixo já faz isso ficar muito mais fácil, mas vou contar como foi a experiência com cada um dos modelos.

Me acompanhe no Instagram para saber das próximas novidades e experiências!!! Te vejo em breve!

2 Comments

  1. Maneco

    19 de Julho, 2019 at 04:14

    Urru! Que demais mana…Quero ver as fotos! Parabéns, já anotei as dicas tudo aqui

    SUCESSO!!

    Beijo,
    Maneco

    Reply
    • admin

      19 de Julho, 2019 at 14:32

      Devem sair no decorrer da próxima semana Maninho! Fica de olho!!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.